Óleo de coco agroecológico

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, 2020-2021

Mentoria da pesquisa de Rojane dos Santos durante a edição 2020/2021 do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. O foco da pesquisa foi o aprimoramento da produção do óleo de coco, uma atividade relevante na sua comunidade.

Rojane faz parte do Balanço do Coqueiro, um grupo de jovens e mulheres mobilizado em valorizar a cultura alimentar da Comunidade Sítio Coqueiro, localizada no Assentamento Maceió, no município de Itapipoca-CE.

O coco, além da mandioca, constitui o principal elemento de segurança alimentar e geração de renda do Assentamento Maceió. A produção do óleo, que já era realizada pelos pais e avós da Rojane, é uma importante estratégia de agregação de valor à essa matéria-prima tão abundante na região.

Além de registrar e sistematizar as etapas de produção - atividade que resultou em um material informativo sobre o produto que estão disponibilizando no mercado -, a pesquisa possibilitou o teste de novas técnicas para a produção do óleo. Os resultados bem sucedidos, como nas etapas de fermentação, decantação e secagem, por exemplo, passaram a ser adotados pelo grupo logo depois da pesquisa.

A mentoria também abordou aspectos de gestão, apoiando a elaboração de algumas ferramentas como cálculo dos custos de produção, controle de estoque de produtos e insumos e controle de vendas.

Créditos das fotos: Acervo Balanço do Coqueiro

Previous
Previous

Novas embalagens e e-commerceTupyguá [2021]

Next
Next

Meliponicultura em SantarémProjeto Saúde e Alegria [2020-2021]