
Sobre
“A missão da Reenvolver é levar biodiversidade à mesa. Conectar as pessoas ao meio ambiente através do alimento. O caminho para isso é facilitar o consumo de alimentos que contem a história de um lugar e de um povo. Daí o propósito de fortalecer cadeias de produtos da sociobiodiversidade.”
Valorizar os produtores, a origem dos produtos e as tecnologias tradicionais
A transparência ao abordar conhecimento tradicional, a valorização dos produtores, de suas tecnologias e a origem dos produtos, são aspectos fundamentais da nossa atuação. No dia a dia, a horizontalidade no diálogo com os produtores e a empatia pelas realidades locais são pré-requisito para a construção participativa do conhecimento técnico.
No intuito de agregar valor às cadeias de produtos da sociobiodiversidade, a gastronomia e o prazer em comer são elementos centrais do nosso trabalho. Além da pesquisa e desenvolvimento de produtos, a articulação com uma rede engajada de chefs, cozinheiros, cozinheiras e bartenders conecta o elo final do ciclo do reenvolvimento. Comer a biodiversidade é a proposta que fazemos para que as pessoas conheçam e valorizem a biodiversidade!
A gastronomia como ferramenta de transformação socioambiental
Fundadores
Fabio Menna
Defensor de sistemas agroecológicos de produção e aficionado difusor de técnicas de cultivo e transformação de alimentos. Coordena a área de pesquisa e desenvolvimento da Reenvolver. Sediado em São Paulo, Fabio desenvolve tecnologias e usos pros produtos da sociobiodiversidade em nosso laboratório, que são replicadas nas diversas atuações da Reenvolver.
Jerônimo Villas-Bôas
Ecólogo, mestre em gerenciamento ambiental e especialista em biodiversidade, há 18 anos atua em parceria com relevantes organizações da área socioambiental. Reconhecido pelo seu trabalho com conservação e uso sustentável das abelhas e seus produtos, é autor do Manual de Aproveitamento Integral dos Produtos das Abelhas Sem Ferrão. Desde 2015 é fellow da Ashoka, rede internacional de empreendedores sociais.
Equipe
Valentina Aires
Estrategista de conteúdo, hábil na interpretação e tradução de linguagens, com os dois pés na produção. Trabalhou em agências de design e comunicação, sempre atuando em áreas de intersecção e suas integrações. Cultiva sua paixão por tirar do papel ideias malucas e propor novos desafios pra clientes diversos. Integra o time das Experiências Reenvolver enquanto descobre novos sabores e treina os sentidos no LAB.
Natália Pieta
Formada em Comunicação, com MBA em Marketing pela ESPM/SP, atuou em diversos segmentos do mercado, com foco, nos últimos anos, em empresas voltadas à sociobiodiversidade. Tem aprofundado seus conhecimentos na área da alimentação, onde gosta de testar e experimentar novos sabores, incluindo plantas alimentícias não convencionais. Apaixonada por diversidade cultural, adora viagens e novas experiências.
Guilherme Romano
Geógrafo, há 20 anos atua em projetos socioambientais na Mata Atlântica e Amazônia. Possui experiência na criação e operação de mecanismos financeiros (fundos) para a conservação ambiental e o desenvolvimento territorial sustentável, visando a profissionalização do investimento social privado. Elabora Planos de Negócio de cadeias de valor sustentáveis, e estudos e projetos sobre Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).
Guilherme Caldeira
Inicialmente formado em Farmácia-Bioquímica pela UNESP, com atuação na área de Qualidade da Indústria Farmacêutica, fez uma transição para a gastronomia, concluindo sua formação em Pâtisserie pelo Instituto Le Cordon Bleu. Com passagens por cozinhas premiadas e estreladas na hotelaria e restauração, hoje é colaborador do EE Lab, onde une ciência e arte culinária em seu trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento.
Celso Barbiéri
Gestor Ambiental, Mestre e Doutor em Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de conservação de abelhas nativas do Brasil, educação ambiental, meliponicultura e divulgação científica desde 2014. Membro fundador da plataforma Meliponicultura.org e da plataforma de ciência cidadã BeeKeep onde busca unir aprendizado e participação popular com a proteção à biodiversidade. Atua na Reenvolver no monitoramento dos meliponários do projeto Verde Mel.
Flávio Yamamoto
Graduado em Gestão Ambiental e Design de Produto, desde pequeno, inspirado pelo pai apicultor e pela mãe, apaixonada por biologia, se aproximou das abelhas e, há mais de 10 anos, atua no manejo de abelhas sem ferrão. Foi membro fundador do SOS Abelhas Sem Ferrão e é atualmente proprietário da Coleção Abelhas, marca dedicada ao desenvolvimento de produtos relacionados às abelhas nativas.
Alexandrina Nunes
Especialista em gestão financeira, com formação em Enfermagem e transição de carreira para a área Administrativa/Financeira. Desde 2019, atua no setor de Tesouraria e, na Reenvolver, assegura a precisão e a atualização das atividades financeiras, auxiliando gestores a obter uma visão clara da saúde financeira e a identificar oportunidades para otimizar recursos e promover o crescimento sustentável da organização. Apaixonada por viagens e trabalhos manuais.