“67 Receitas com mel de abelhas nativas”

Instituto ATÁ, 2022

A motivação para produzir este livro de receitas, elaborado em parceria com o Instituto Atá, foi oferecer aos consumidores alternativas de uso dos produtos das abelhas nativas sem ferrão, impulsionando sua comercialização.

Com a participação de 49 cozinheiros, cozinheiras, chefs e bartenders, de todas as regiões do Brasil, assinam a organização do livro Jerônimo Villas-Bôas e Fábio Menna, cofundadores da Reenvolver, a jornalista Janaina Fidalgo e o chef Alex Atala.

Ao longo de 144 páginas, os autores compartilham receitas elaboradas com mel e pólen de 18 espécies de abelhas nativas, divididas em nove capítulos: tira-gosto, salada, prato feito, para a mistura, para acompanhar, sobremesa, para qualquer hora, bebidas não alcoólicas e goró. O prefácio é assinado pela chef Mara Salles, do Tordesilhas, e a quarta capa por Bel Coelho, do Cuia Café, ambas autoras de receitas do livro.

Com projeto gráfico do designer Teo Menna e fotos de Rubens Kato, o livro também traz ilustrações das abelhas, em escala real, desenhadas por Diego Cardoso Avellar. Entre os capítulos de receitas, há textos sobre as abelhas, seus produtos e sua inestimável importância para a polinização agrícola.

Este livro é um dos resultados do Projeto Verde Mel, uma iniciativa do Instituto Atá em parceria com a Sylvamo, com a Reenvolver e com a Associação Ambientalista Copaíba. O projeto tem o objetivo de difundir o conhecimento sobre as abelhas nativas e a importância da conservação dos polinizadores.

Créditos das fotos: Leandro Martins.

Previous
Previous

Conservação do tucupiInstituto Peabiru [2022]

Next
Next

Méis de nativas & queijos em Mogi-GuaçuSylvamo [2022]