Curso de meliponicultura avançada

Reenvolver, 2023

Curso 100% prático, com apenas 10 vagas, facilitado por Fabio Menna e Jerônimo Villas-Bôas. Oferecido a meliponicultores experientes, com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre as técnicas de colheita e beneficiamento dos produtos das abelhas nativas.

O primeiro módulo do curso ocorreu no Sítio Massapê, em Itapecerica da Serra-SP, onde foram apresentados os conceitos fundamentais para a elaboração de calendários de manejo e para a colheita (e pré-colheita) de mel, pólen e cera.

Manejando colônias da espécie uruçu-amarela (Melipona mondury), os alunos tiveram a oportunidade de selecionar melgueiras produtivas e extrair mel com diferentes técnicas. Também coletaram pólen e cera para processamento na segunda etapa do curso, no laboratório da Reenvolver.

O dia de campo também possibilitou o intercâmbio de experiências sobre outras práticas de manejo e uma análise participativa da legislação brasileira voltada ao beneficiamento dos produtos da meliponicultura.

Já no módulo de beneficiamento dos produtos, realizado no EELab, foram ensinadas técnicas como: fermentação controlada do mel; obtenção de extratos de própolis de diferentes substratos; desidratação e granulação do pólen; extração e purificação da cera. Além disso, em primeira mão, foi ensinada a técnica inovadora desenvolvida pela Reenvolver para produção de mel cremoso de abelhas nativas.

Além dos encontros presenciais, o curso contou com três encontros virtuais para balizamento do grupo. Neles, foram discutidas questões como as condições ideais para instalações de entrepostos e a respectiva legislação. No final do curso, foi disponibilizado aos participantes um certificado de conclusão e um diretório virtual, de curadoria da Reenvolver, com referências bibliográficas do tema, contendo livros, manuais e artigos científicos.

Previous
Previous

“Produtos das abelhas nativas: características, técnicas e Instituto Atá [2023]

Next
Next

Conservação do tucupiInstituto Peabiru [2022]